Leonardo Nakabayashi
LN

Nesses quase 30 anos de profissão tive a oportunidade de ser assistente de engenheiros brilhantes e generosos como Caio Ribeiro, Ivo Barreto, Reinaldo Cézar de Sousa, Luis Francisco Russo (Zorro), Ricardo Franja e Evaldo Luna, que me formaram profissionalmente e me habilitaram a fazer gravações de orquestra em estúdio, mixagem em 5.1
e P.A. para 5 bandas em um mesmo dia.
Comecei em 1992, gravando em fita analógica de 8 e depois de 16 canais, poucos recursos e sem tela de computador para olhar. Tinhamos que imaginar o som final e buscá-lo desde o inicio. Havia um abismo entre o som que gostariamos de tirar e o que era possível!
Décadas depois, a contínua evolução do meio digital democratizou o acesso a ferramentas até então só disponíveis em estúdios multimilionários e a música mundial mudou. Muito Auto-Tune, Quantize, Level Wars e fórmulas prontas depois, ainda permanece como diferencial o poder de uma boa composição.
A composição é a musa inspiradora do bom arranjo, da entrega na performance dos músicos, da inventividade na mixagem e da alegria em que o masterizador embrulha a música para presente!
Minha missão é disponibilizar condições acústicas, técnicas e equipamentos de qualidade para ajudar produtores e artistas a levarem sua mensagem ao ouvinte da maneira que imaginam. Com paciência, tempo, comunicação eficiente e respeito às leis da física, esse objetivo pode ser conquistado nos dias de hoje!
É muito gratificante receber esse privilégio e mais do que a satisfação profissional, a quantidade de amigos queridos e relações verdadeiras é o que faz dessa estrada um sonho em realização!
O adolescente dos anos 80, com seus discos e vitrola, jamais imaginou que um dia ia mixar o acústico do Gil, fazer P.A. para Os Mutantes com a Zélia Duncan e participação do Caetano, gravar um dueto emocionante de Dominguinhos e Hermeto, tomar vários cafés com o Tom Zé na cozinha de casa, assistir do palco um show da Bjork, do Herbie Hancock e muitas outras gigs inesquecíveis. A satisfação é imensa! Obrigado, música!!!
Impossível falar tudo isso e não agradecer produtores e professores incríveis: Zé Rodrix, Zeca Baleiro, Alfredo Bello, Eduardo BiD, Swami Jr., Guilherme Kastrup, Tuco Marcondes, Fernando Nunes, Zezinho Pitoco. E pela inspiração, aos engenheiros de som: Andy Wallace, Andrew Scheps, Chris e Tom Lord-Alge, Ted Jensen, Sylvia Massy, Michael Wagener, Al Schimtt, Bruce Swedien, e muitos outros a nos dar um norte!